Dicas de Pintura

COMEÇANDO A PINTURA
Examine se a área a ser pintada está cuidadosamente limpa, sem marcas ou imperfeições. Esses fatores podem comprometer a aparência, durabilidade e a qualidade de sua pintura. Recomendamos que a pintura do seu ambiente seja iniciada pelo teto. Depois as paredes (sempre de cima para baixo), portas, janelas, rodapés e por fim, o piso.

ESCOLHENDO ROLOS E PINCÉIS
Rolos e pincéis devem ser sempre de boa qualidade. Assim, você obtém um melhor acabamento na pintura, além de facilitar a aplicação da tinta. A escolha dos rolos depende do tipo de tinta a ser utilizada, já a dos pincéis, depende do tamanho da área a ser pintada.

TIPOS DE ROLOS E SUAS FUNÇÕES
Rolos de lã pêlo baixo são indicados para o uso de tintas PVA e Acrílica. Rolos de espuma são indicados para o uso de tintas óleo, esmaltes e vernizes. Rolos de espuma rígida ou borracha são ideais para dar efeito em textura.

TIPOS DE PINCÉIS E SUAS FUNÇÕES
Os pincéis de cerdas grisalhas são para o uso de tintas PVA E Acrílica. Os pincéis de cerdas escuras são para o uso de tintas óleos, esmaltes e vernizes.

REUTILIZANDO OS MATERIAIS
Seus materiais podem ter uma vida longa se você souber como conservá-los. Rolos e pincéis devem ser limpos logo após o uso. A limpeza também irá depender do tipo de tinta que foi utilizada: Para tintas a base de água (Tinta Acrílica e PVA), lavar os pincéis ou rolos com água e sabão é suficiente. Para tintas a base de solventes (Tinta Óleo, Esmaltes e Vernizes) recomendamos lavar os rolos ou pincéis com aguarrás.

ARMAZENANDO A TINTA
As sobras de tinta podem ser conservadas. Você deve armazená-las em local coberto, longe do calor e umidade. A lata deve estar bem fechada para que não se forme uma película sobre a tinta. Não esqueça de verificar o prazo de validade. Recomendamos o uso da tinta no menor tempo possível. Em hipótese alguma jogue o restante de tinta pelo ralo.

DE OLHO NO TEMPO
As condições do tempo também influenciam no resultado da pintura. Os dias de tempo bom são sempre favoráveis.

PARA ENCURTAR SEU AMBIENTE
Aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos/retangulares.

PARA ALONGAR SEU AMBIENTE
Aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.

PARA DISFARÇAR OBJETOS
Pinte a parede com cores próximas a do objeto.

PARA VALORIZAR OBJETOS
Pinte a parede com cores contrastantes a do objeto

PARA REBAIXAR O TETO
Você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.

PARA ELEVAR O TETO
Você deve aplicar cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto.

PARA ALARGAR O CORREDOR

Você deve pintar as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.

PARA ALONGAR A PAREDE
Você deve aplicar duas cores numa mesma perde, com a divisa à meia altura. Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior.

PARA ENCURTAR A PAREDE
Você deve aplicar duas cores numa mesma parede, com divisa à meia altura. Pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior.